terça-feira, 21 de outubro de 2014

Os vinhos de Minnesota - A ciência e a natureza trabalhando juntas



No mundo dos vinhos, o assunto Terroir é apaixonante. Conhecer uma determinada região, suas características, suas uvas, o tipo de vinho que devemos esperar daquele Terroir! E não há dúvidas de que determinados Terroirs são insuperáveis, praticamente, o retrato da perfeição. Por exemplo, a Borgonha e seus Pinots, Napa e seus Cabernets, Peumo e seus Carménères! O Mundo possui diversos Terroirs maravilhosos.

Mas, e se você mora em um lugar inóspito para todas as “vitis vinífera”?

Minnesota, também conhecida por Minnesnowta, possui um inverno muito rigoroso, com verões húmidos, solos com baixa drenagem. Resumindo, não é um lugar para vinhos! Mas se tem uma coisa que nos diferencia na natureza e nos tornou a raça dominante da Terra é o nosso infinito inconformismo!


E os cientistas da Universidade de Minnesota provaram esta capacidade criando, a partir do cruzamento de uvas americanas, as salvadoras “vitis labrusca” (todo mundo sabe como elas salvaram a Europa!!!), com uvas europeias, uvas com qualidade vinificas e adaptadas ao clima de Minnesota!

Surgiram assim uvas como a Seyval Blanc, Petite Pearl, La Crescent, Frontenac, Marquette, Marechal Foch, Prairie Star, Frontenac Gris, St. Pepin! Nomes diferentes e, para muitos de nós, totalmente desconhecidos!

A Seyval Blanc é uma híbrida que surgiu a partir do cruzamento de uvas americanas e europeias. Gera vinhos frescos e frutados para beber cedo. A variedade também se presta bem a fazer vinhos de sobremesa e vinhos espumantes. E, talvez o melhor trunfo de todos, Seyval Blanc é um excelente vinho de mistura que melhora qualquer variedade com que é correspondido. Prefere climas mais frios, umidade razoável e dias quentes durante o ciclo final da cultura. Resiste a invernos rigorosos e possui curtos períodos de crescimento, tornando-se uma variedade ideal para as regiões norte e leste dos Estados Unidos e Canadá.


Petite Pearl é uma nova tinta híbrida, desenvolvida nos laboratórios da Universidade de Minnesota, resistente aos rigorosos invernos da região e às doenças como oídio, mofo, podridão negra, entre outras. As bagas são altamente resistentes à podridão do cacho. O vinho tem uma cor granada escuro. Mostra complexidade em aroma e sabor. Gosto de fruta madura. Seus vinhos possuem níveis baixos de acidez e taninos médios e macios. Um vinho muito elegante. Além de vinhos varietais, também serve como um componente para blends com excelentes resultados!


La Crescent originou-se do cruzamento feito em 1988 entre as uvas St. Pepin e Muscat Hamburg. Uma uva resistente a climas muito frios, que produz um vinho branco de excelente qualidade, lembrando um VIOGNIER. Seus níveis relativamente elevados de açúcar e acidez têm incentivado os produtores a fermenta-la em um estilo doce ou semi-doce. Seus Vinhos comumente têm aromas de damasco, pêssego, citros e abacaxi.


Frontenac é uma uva tinta nascida do cruzamento entre a “Vitis Riparia 89” e a francesa Landot. Muito resistente ao frio e às doenças, com quase total imunidade ao míldio. Uma produção consistente com pequenas bagas pretas em grandes “clusters”. Seus vinhos possuem um rubi intenso, com aromas de cereja, groselha e ameixas pretas. Sua versatilidade permite a criação de vários estilos de vinho incluindo rosés, tintos e estilo porto. Suas qualidades e produtividade, aliadas à resistência ao frio intenso, fez com que se torna-se uma uva amplamente plantada em todo o Centro-Oeste, Nova Inglaterra e Quebec.


Marquette foi oficialmente apresentada em 2006. Sua árvore “genealógica” mostra-a como prima da Frontenac e neta de Pinot noir. Uma videira resistente ao duro período de inverno e à doenças como o míldio, oídio e podridão negra. Com açúcar elevado e acidez moderada tornou-se muito manejável na adega. Seus Vinhos são complexos, com cor rubi intenso, taninos pronunciados e notas ​​de cereja, pimenta preta e especiarias, em ambos, nariz e palato. Como um vinho tinto, Marquette representa um novo padrão na viticultura e enologia de frio intenso.


Marechal Foch é uma variedade de uva vermelha que suporta os invernos das regiões mais frias do mundo. Foi desenvolvida a partir do cruzamento de um híbrido “riparia-rupestris” e a variedade Goldriesling vinifera - Riesling x Courtiller Musque, que era um Muscat de ciclo precoce. Comparada por muitos com a principal uva tinta da Borgonha (Pinot Noir), Marechal Foch goza de muitos atributos positivos. Pode resistir a temperaturas muito baixas, durante períodos de tempo prolongados. Alguns produtores estão tentando seu cultivo inclusive no Alasca, mas o leste dos Estados Unidos e Canadá são locais ideais para o plantio da Marechal Foch.


Prairie Star tem excelente rusticidade e resistência ao frio e às doenças de inverno e está bem adaptada ao sistema climático do norte dos USA e Canada. Foi desenvolvida nos centros de pesquisa do Wisconsin e da Minnesota. Produz um vinho branco neutro, com boa sensação na boca e acabamento. Em alguns anos, tem um forte nariz floral. Prairie Star também é usada em blends para ajudar a adicionar corpo para vinhos mais neutros. Seus frutos possuem excelente teor de açúcar e acidez para vinificação.


A Frontenac gris, versão de vinho branco da Frontenac, começou como uma mutação produzindo frutas cinzas (gris, assim nomeado) e suco de cor âmbar. A videira apresenta as mesmas características de crescimento da Frontenac. Em Minnesota, a Frontenac Gris amadurece no meio da temporada, e é uma boa produtora de açúcar. Os vinhos apresentam aromas de pêssego e damasco, com notas de frutas cítricas e frutas tropicais. Um equilíbrio brilhante da fruta e acidez cria animados e refrescantes vinhos. Sabores únicos e complexos fazem desta uva uma excelente escolha para vinhos secos, de sobremesa e do ICE WINE.


St. Pepin é uma variedade híbrida, cultivada nas regiões de inverno rigoroso na América do Norte. Produz uvas adequadas para a elaboração de vinhos brancos frutados semelhantes ao Riesling ou como uma base para os vinhos de corte. Tem a vantagem de possuir uma maturação precoce. É uma híbrida da Seyval blanc cruzada com a Rosette. Ao contrário da maioria das uvas modernas, é uma fêmea com pistilo e por isso precisa ser plantada ao lado de vinhas do sexo masculino para conseguir a polinização.


Com o desenvolvimento de uvas capazes de produzir vinhos finos, os produtores da Região, como o apoio do Governo e Universidades, iniciaram uma transformação em seus antigos negócios de sucos, produzindo além de bons vinhos, ambientes que misturam o rústico com o bom gosto pela bebida e por pratos!

Hoje, somente no Vale do Alto Mississipi, entre os estados da Minnesota e Wisconsin, temos cerca de 40 “Vineyard & Winery”! A região, desde 2009, possui sua AVA, denominada Upper Mississipi River Valley. Estou tendo a oportunidade de estudar e estagiar em cinco “Vineyard & Winery” da Região. Como parte do meu dia a dia, tenho aulas e trabalhos sobre o solo, clima, vinhedos, vinificação e comercialização dos respectivos produtos.

Um dos mais tradicionais Winemaker de Minnesota é o Senhor John Falconer, proprietário da Falconer Vineyards & Winery. Uma Vinícola Boutique com vinhos feitos artesanalmente. Dois vinhos podem ser destacados como excelentes! Trata-se do Red Wing Reserve Minnesota Port, feito a partir da cepa Frontenac, fortificado, excelente estrutura e aromas, perfeito para acompanhar um chocolate. O segundo vinho a ser destacado é La Crescent Moon Late Harvest, vinho com uma espetacular acidez, contrapondo-se à sua doçura marcante! Sua harmonização com torta de maçã é algo singular. Junto aos vinhedos e à vinícola, o Senhor John criou um Bistrô que hoje é um ponto de referência em Minnesota no que se refere à turismo, boa alimentação e vinhos! Acompanhar o processo de vinificação desde a colheita me permitiu aprender muito sobre o negócio vinho. É importante entender que acima do romantismo da cultura do vinho, existe um negócio baseado na entrega de bons produtos a um consumidor exigente!















Na cidade de Cannon Falls, próxima à Red Wings, tive a oportunidade de estudar todo o processo de vinificação e comercialização dos vinhos na Cannon River Winery. Um parêntese neste ponto comercial! Algo muito importante é visualizar como funciona o negócio de vinhos para o Americano. Não se vende somente vinhos, vende-se um conceito que eu vou chamar de “Viva seu dia entre as Uvas”. Num ambiente integrado, a empresa oferece vinhos, comidas, visitas ao processo de vinificação e o mais interessante, uma grande venda de “gifts” que possuem uma alta margem de retorno!





A Cannon River Winery produz um ICE WINE feito a partir da uva St. Pepin que já recebeu diversos prêmios nos Estados Unidos e no Canadá. Trata-se do Winter Ice Wine. Um vinho exuberante, de cor ouro branco e intensos sabores e aromas de melão e pêssego. Acidez muito boa, equilibrado, com um final de boca excelente. Uma perfeita harmonização para um torta de pêssegos muito apreciada na região.


O vinho Honey tabém merece ser destacado, como o próprio nome indica, trata-se de um mel! Cortes especiais da uva La Crescent dão vida a este vinho que poderia ter sido feito por abelhas, tamanho o aroma de mel! Um destaque para a acidez em total equilíbrio com a doçura!


Na Margem esquerda do Mississipi, temos o estado do Wisconsin, onde se encontra a Valley Vineyard Winery, com suas colinas levemente inclinadas, proporcionando um bom aproveitamento do sol. Com o mesmo estilo americano de proporcionar uma experiência completa aos seus clientes, nota-se uma grande preocupação do Senhor Rudy com o estudo do Terroir e suas características! Seus vinhos possuem muita personalidade e refletem o local. Importante comentar como a Valley obtém taninos maduros a partir da Frontenac e Marquette, em total equilíbrio com a acidez.







Três vinhos me passaram uma impressão muito boa.


O Frontenac Reserva, de longe, os melhores taninos que eu provei! Vinho com bom corpo, aromas de cereja, chocolate e pimenta. Lembra um pouco ao Syrah de climas mais frios. A passagem pelo carvalho americano lhe proporcionou boas notas de coco e vanilla. Um bom vinho para acompanhar uma carne vermelha alta grelhada!


O Terroir da Valley realmente é muito bom para a família, pois tanto o vinho da Frontenac Gris quanto o Marquette passam excelentes impressões. O primeiro possui sabores delicados e complexos, com notas de damasco e frutas tropicais, refrescante e cremoso em boca!


O Razzy Dazzle é o tipo de vinho que se tivermos cinco garrafas, tomamos todas! Um rose de sobremesa feito a partir da Marquette com notas de framboesa e baunilla. Excelente para ser degustado com um creme de morangos!


Villa Belezza é uma vinícola completa onde o cliente esquece as pressões do dia a dia e degusta ao lado de uma natureza exuberante bons vinhos e boa comida! Às margens do Lake Pepin estão seus vinhedos. Importante citar que este lago é uma grande área do rio Mississipi onde suas margens são tão largas que mais se parece um lago. O conceito estabelecido é proporcionar uma experiência vinícola ao cliente. Há uma ampla sala de degustações para que o cliente encontre o vinho que mais se adapta ao seu paladar. Mas, se você quiser degustar o seu vinho preferido ao lado dos vinhedos, também é possível. Dois vinhos muito especiais e que merecem uma lenta degustação são o Cote de Pepin, um corte de Frontenac, Marquette e Marechal Foch e também o Petit Blanc.
















Uma grande expressão do Terroir da região de Minnesota podemos encontrar na Flower Valley Vineyard. Seus vinhedos distribuídos nas baixas colinas geram uvas muito especiais. Não possui uma estrutura completa de turismo, mas produz vinhos de grande personalidade. Vinhos brancos com excelentes níveis de açúcar e acidez e tintos encorpados com taninos maduros.








O Winemaker Tom Mohn possui um grande conhecimento sobre o seu Terroir, sendo uma grande fonte de conhecimento, explicando detalhadamente como cada elemento do solo, ventos, sol e amplitudes térmicas influenciam seus vinhos. Toda a vinificação é artesanal, com grande preocupação para com os detalhes, pois o objetivo é anualmente produzir vinhos únicos que representem como a natureza se comportou! Uma oportunidade única de aprendizado! 







Entre seus vinhos brancos, o Prairie Star é muito interessante, com uma vibrante acidez ideal para acompanhar frutos do mar! Mas se você deseja degustar um belo rosé, calmamente, acompanhado por um carpaccio de salmão, minha sugestão é o Marquette Rosé. Entre os tintos, degustei durante várias oportunidades o Frontenac, o Marquette e o Marechal Foch. Excelentes. Se a sua preferência é um vinho com mais corpo, tânico, sugiro o Frontenac. O Marquette possui uma elegância marcante, enquanto no Marechal Foch, teremos um tinto mais leve e macio para ser degustado sozinho, sem comida!








O Vinho é a mais natural das bebidas alcoólicas, contém o DNA da sua região, do seu Terroir. E, quando a Natureza é conservada e estudada, podemos desenvolver uma estrutura de negócio com grande retorno financeiro. Estou aprendendo cada vez mais que o vinho não é somente luxo e glamour. Hoje, se estudarmos detalhadamente uma região, com o apoio de centros de pesquisas agrícolas e uma boa política de desenvolvimento, muitos locais, outrora, inviáveis, podem se transformar em pontos turísticos tendo a uva como grande atrativo!



Um comentário:

  1. Muy amable como siempre por el envío de todo este material enviado incluídas las fotos que son espléndidas El suelo es más bien calcáreo? Un saludo y buena semana.

    ResponderExcluir